Página Inicial / Clássicos / Mercado Livre carros antigos: Vale a pena? É seguro?

Mercado Livre carros antigos: Vale a pena? É seguro?

O Mercado Livre é uma das maiores empresas de vendas do Brasil. O site tem milhares de acessos diários, sendo que atuam desde 1999 no segmento. O próprio slogan da empresa exemplifica a atuação: “onde comprar e vender de tudo”. Neste cenário, o Mercado Livre Carros Antigos, pode ser uma alternativa interessante. Mesmo assim, é preciso ter cuidados e seguir algumas dicas.

Basicamente, o Mercado Livre é uma grande loja que aceita pequenos (ou grandes) vendedores. Se você não tem orçamento para abrir um site ou quer apenas vender um produto usado, além dos próprios lojistas especializados, trata-se de uma boa opção.

O sistema do Mercado Livre cobra uma taxa para os vendedores. Para os compradores, passa segurança, sendo que uma rigorosa política de devoluções é adotada. Após as vendas, todos os vendedores podem ser avaliados.

Mercado Livre carros antigos: é uma boa?

O mercado de venda e compra de carros antigos é descentralizado no Brasil. Muitas cidades tem vendedores, que na verdade são colecionadores que sempre tentam dar rotatividade na sua frota. Na internet, alguns sites ligados a empresas de restauração também comercializam seus veículos.

Mercado Livre carros antigosNo Mercado Livre, é possível encontrar de tudo, desde lojas que utilizam o espaço para propagar os anúncios na internet, até colecionadores que vendem carros individualmente.

Neste contexto, tomando alguns cuidados, pode ser interessante a compra de carros antigos pelo Mercado Livre. A atenção deve ser redobrada, principalmente com algumas dicas que vamos passar a seguir.

Cuidado com os anúncios

Por lógica, a pessoa mais interessada na venda, é o vendedor. Por isso, tome muito cuidado com os anúncios. As fotos podem passar por tratamento de imagem. Algumas informações técnicas podem ser omitidas ou até mesmo adulteradas. O Mercado Livre não faz uma vistoria no veículo antes ou depois da venda. A responsabilidade de informar as características dos carros é do vendedor.

A política de trocas do Mercado Livre realmente funciona, no entanto, imagine devolver um carro antigo que rodou milhares de quilômetros até chegar na sua cidade (falaremos sobre proximidade nos próximos tópicos).

Mesmo que na maioria das vezes os certificados de originalidade e placas pretas sejam um ótimo indício, eles podem ser enganosos. Existe um mercado negro de placas pretas no Brasil e isso pode acabar iludindo os compradores acerca da originalidade no momento da compra. Não fique restrito a essa avaliação.

Quanto mais próximo, melhor

Quanto mais próximo o carro antigo estiver do comprador, melhor. Com o veículo em uma distância razoável, é possível fazer visitas, enviar um mecânico de confiança e realmente atestar que as informações do anúncio são corretas.

Ai você pode pensar: se eu vou até o vendedor, por que não comprar direto dele? Essa questão é interessante, sendo que até mesmo um preço menor é possível em uma negociação direta. Como vantagem, Mercado Livre dá algumas garantias importantes. O sistema do site não libera o dinheiro em tempo real para o vendedor, sendo que primeiro é necessário o recebimento do produto e em caso de protestos, o valor é devolvido (bem como o produto).

É seguro comprar carros antigos no Mercado Livre?

O Mercado Livre carros antigos pode ser uma ótima opção. O site tem muita referência no mercado, anos de atuação e uma boa reputação. Quanto aos vendedores, não é possível atestar honestidade, porém o sistema do Mercado Livre faz com que os compradores estejam assegurados.

Mesmo assim, sempre fique atento com ofertas exorbitantes e busque informações extra, indo além dos anúncios e conhecendo mais do vendedor.

Acompanhe a Automotiva no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *