Página Inicial / Notícias / IPVA: Carros antigos são isentos? Entenda!

IPVA: Carros antigos são isentos? Entenda!

O Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva, popularmente conhecido por IPVA, é um dos tributos que mais gera dúvidas nos proprietários de veículos antigos. Quem deve pagar? Neste post explicaremos tudo sobre!

O primeiro ponto importante é sobre as definições do IPVA: Elas são estuais. O que isso quer dizer? Isso significa que depende do estado do carro para que a isenção – ou não – seja confirmada.

Em estados como Roraima e Rio Grande do Norte, todos os veículos com mais de 10 anos de fabricação são isentos, ou seja, veículos fabricados antes de 2010 já não pagam.

Isso sobe para 15 anos nos estados de: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Solitário, Mato Grosso determinou 18 anos como o período para a isenção, enquanto adotam como tempo base de 20 anos os estados de: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Já em Santa Catarina, apenas veículos fabricados até 1985 são isentos do IPVA.

Estes números podem sofrer alterações diante da atual crise econômica. Estados já estudam formas de aliviar o pagamento do IPVA para evitar problemas nos bancos de dados. O IPVA 2021 já gera expectativa, tendo em vista os altos valores que podem ser pagos, principalmente por veículos novos.

Acompanhe a Automotiva no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *