Página Inicial / Clássicos / Dodge Challenger: História e fotos do veículo

Dodge Challenger: História e fotos do veículo

Um dos históricos muscle cars, o Challenger começou a ser produzido pela Dodge em 1970. Veículo de tamanho médio, tinha estrutura semelhante ao Plymouth Barracuda. Com muitas opções de motorização, ganhou destaque principalmente pela versão R/T (road/track) que tinha motores V8 que iam de 335cv a 425cv.

Após o sucesso em 1970 e o reconhecimento como um veículo potente, o Challenger passou por um processo de mudanças em 1971. O principal motivo para as alterações foram as leis relacionadas a emissão de gases.

Dodge ChallengerA redução de potência foi constante a cada lançamento. Em 1972 a versão descapotável e o R/T foram descontinuados. O máximo de potência oferecido passou a ser 240cv.

O Challenger Rally substituiu o R/T, porém não fez sucesso pelo seu design e baixa potência. Após as mudanças frustradas, a Dodge decidiu encerrar o projeto em 1974. Em 1978, um episódio que os fãs do carro preferem ignorar. Em parceria com a Mitsubishi, o Challenger deu nome ao Galant Lambda, um carro que nem de longa lembrava o potente muscle car. Felizmente, essa aventura durou poucos anos.

Atualmente o projeto Challenger foi reativado, porém nada supera os anos dourados do veículo. Na mesma velocidade em que conquistou o público nos anos 70, o carro saiu do mercado e ficou na memória de quem viu e nas coleções de quem conseguiu manter um modelo.

Acompanhe a Automotiva no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *